segunda-feira, 6 de julho de 2009

Terceiro Encontro


Nosso terceiro encontro foi realmente excepcional. As crianças estavam inspiradas e trabalharam bastante e com muita dedicação. A Stefani deu o ar da sua graça e o grupo desta vez ficou completo. Começamos os trabalhos logo após uma rápida checagem das mensagens enviadas a este Blog. Mais uma vez, obrigado pelo retorno.

Decidi tentar orientar as atividades a partir de uma lista de "coisas" (animais, frutas, flores, plantas etc). Deixei, então, livre para que cada um escolhesse o que mais se identificasse e fizesse um desenho diretamente sobre o papelão.


Semana passada, comentei da dificuldade de cada um em cortar o papelão, muito duro. Então, assumi esta tarefa e parece que tudo fluiu como deveria. Fiz uma recomendação inicial, de que todos fizessem desenhos grandes, ja que os objetos serão pendurados em um grande móbile e precisam ser bem visíveis. Animados, cada um se ajeitou sobre um pedaço de papelão e não perdeu tempo.

O Emídio estava tão eufórico que fazia uma imagem atrás da outra, sem dar chance para que a tesoura em minha mão descansse. Sobraram, inclusive, outros desenhos para terminar no próximo encontro. Dele não é preciso falar muito, pois os resultados do seu trabalho sempre dizem mais que um monte de palavras. Ele se concentra no desenho, esquece do mundo em volta e "manda ver"!!


As meninas , sempre caprichosas, formaram a dupla de sempre, se ajeitaram num cantinho e rapidamente estavam pintando as figuras desenhadas. A Raiane teve a idéia de fazer uma pequena folha separada ("Não sei porque, mas eu gosto de desenhar folhas", ela sempre diz), que depois fixamos com a ajuda de um palito, dando um ar bem natural para o morango gigante. Logo depois, criou uma flor azul, que foi colocada discretamente sobre uma bromélia do jardim (veja a imagem ao final).


A Stefani, sempre caladinha, se inspirou em frutas, de formas muito bem feitas. Perguntei se a idéia para as formas veio de algum video game. Isto por causa de um detalhe que ninguém pensou em fazer: um pequeno brilho no canto de uma maçã, que deu uma aparência de volume na imagem, com um bolha de sabão. Ela riu, mas não disse nada.


Adonias, no inicio parecia sem saber o que fazer. Desenhou algumas coisas da lista, um pouco sem empolgação. De repente, ele pegou uma tira de papelão comprido e colocou ao lado de corpo. "Olha, parece uma guitarra", comentou. Excelente idéia. Daí pra frente foi só alegria. Juntamos uns pedaços de papelão maior e fomos pesquisar na internet uma foto de guitarra pra usar como modelo.

Aos poucos a animação tomou conta dele e em alguns minutos foi surgindo uma guitarra colorida e em tamanho natural.


Mas, como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, deixo abaixo uma dez mil e poucas palavras para serem vistas...

Abraços a todos!!
. . Cobra ( Emídio) .

. . Borboleta e joaninha ( Emídio) . Pera (Stefani) .

. . Guitarra (Adonias) . Muito bom, não acham?

. . Maçã (Stefani) . Flor e Morango (Raiane) .





4 comentários:

  1. Parabéns crianças, estou cada vez mais orgulhosa de vocês.
    Marcus, você é o responsável. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Nina. A brincadeira tem sido bem legal. Todo mundo esta curtindo bastante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Projeto bacana...dentro do mundo e realidade de cada ser a se desenvolver numa visão dinámica e criadora....PARABÉNS A TODOS Q PARTICIPAM DESTE PROJETO!!

    ResponderExcluir